O Projeto Caminhos Geólogicos, lançado em 2000, foi idealizado com o propósito de trazer a cultura da Geologia para o Estado do Rio de Janeiro. A geologia é a ciência que estuda a Terra e os processos envolvidos na sua evolução. O conhecimento geológico é fundamental para a manutenção da vida e conservação do planeta que nos fornece o substrato e o material para nossa subsistência. Como uma demonstração de respeito ao planeta, o projeto Caminhos Geólogicos destaca os monumentos geológicos do Estado. Estas formações rochosas espetaculares são transformadas em museus ao ar livre, as rodovias são sinalizadas com placas indicativas dos pontos de interesse geológico. Na imagem, a primeira placa que vi no Mirante ao lado do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos.