O Incerto Lugar do Desejo


Lançado em agosto de 2019. no Cine Petra Belas Artes, o documentário O INCERTO LUGAR DO DESEJO, dirigido por Paula Trabulsi tem nos dados muitas alegrias. O projeto da ASAS.BR.COM, teve inicio no final de 2017, quase dois anos de produção encabeçado por cinco mulheres  apaixonadas pelo o que fazem. Minha parte foi a assistência de direção e pesquisa de conteúdo e elenco.
O tema desejo já estav no foco da Paula para ser tema central de um longa metragem de ficção, há quase dez anos. Foi nas aulas de filosofia que ela frequentava no Atelier Paulista, que esse tema a instigou assim como o livro, Banco de Memórias de Ciça Azevedo, que apresenta nossa personagem central Ana Thereza, interpretada por Maria Fernanda Cândido. Podemos definir essa obra como docuficção justamente por misturar ficção e realidade.

Os desafios foram muitos porque com menos de um mês de pré produção, a Paula e o Diretor de Fotografia Arnaldo Mesquita, já estavam fazendo as cenas de Ana Thereza escrevendo nos seu diário em bancos de jardins, alias os belíssimos jardins de Paris. De volta a São Paulo foi o a hora de definir a locução off da personagem. Essa parte foi desenvolvida pela roteirista Ana Sardinha junto da Paula. Esses textos são os gatilhos de conversa com os entrevistados.
Segunda etapa: pesquisa, seleção e gravação dos entrevistados. Entre muitas negativas por motivos de agenda, e outros talvez por incertezas do que sairia dessa proposta, chegamos no elenco final de especialistas como Clovis de Barros, Pondé, Ciça Azevedo, Alexandre Cumino, Costanza Pascolato, entre outros, que não só deram conta como acabaram superando nossas expectativas. Foram diárias onde toda equipe se sentia provocada pelas colocações de nossos pensadores. Todos aprendendo sobre as varias faces do desejo e fazendo revelações e confissões na van, durante os deslocamentos.
Terceira etapa: edição. A sensação é deter um quebra-cabeça de mil peças na mão, loucura! Essa etapa levou quase um ano. Incrível a aflição que dá ir assistindo as edições e não saber se vamos chegar aonde pretendíamos. Documentários se fazem na ilha de edição e foi nela que desatamos esse nó e revelou-se uma narrativa potente. Tarefa dificílima e realizada com brilhantismo.

Chegamos na pré-estréia sabendo que tínhamos um material surpreendente mas, a reação do publico foi muito melhor do que poderíamos imaginar. Duas salas do Cine Petra Belas Artes, lotadas e para nossa alegria todos ficaram instigados com as reflexões e querendo compartilhar suas impressões. Ate a critica foi super favorável, não apanhamos!! Por outro lado não tínhamos recursos para fazer a distribuição, nem muita divulgação, e foi então que resolvemos aproveitar a oportunidade de manter o filme em cartaz  ate o final do ano no cinema. Foi então que comecei a organizar sessões para grupos e deu muito certo. Cinema é lugar de encontro e foram muitas sessões seguidas de bate-papo riquíssimas e inesquecíveis. 

Pela riqueza do conteúdo o projeto já se tornou: livro, exposição, instalação interativa e podcast. Participei de todas as etapas. Aprendi e me realizei muito, junto de uma equipe deliciosa! Agora só espero que esse desgoverno acabe logo para que o cinema volte a florescer!!

AS CINCO MULHERES
Paula Trabulsi / Roberta Trabulsi / Lia Pini / Ana Sardinha / Suely Straub
e mais uma centena de nomes que não caberiam aqui, todos igualmente vitais!

Tudo sobre o projeto:
https://www.linhadodesejo.com/

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=wHaajDRXFI8

Livro:
https://www.linhadodesejo.com/livro

Facebook e Instagram:
Linha do Desejo

#oincertolugardodesejo #SuelyStraub #Pesquisa 
#cinemanacional #mulheresnocinema #cinemaearte #cinemaeduca

Comentários