Nos anos 90, trabalhei por tres meses no atelier do polemico Clodovil, e foi atraves dele que ouvi falar sobre a fotógrafa Vania Toledo. Tragicamente no mesmo ano, e na mesma rua do Atelier, ela foi atropelada com consequencias graves e duradouras.
Anos depois, não sei como, o catálogo da exposição 'OTerceiro Olhar' veio parar nas minhas mãos. Acredito que tenha sido pelo meu irmão, mas ele mesmo não lembra. Fato é que deve fazer pelo menos 20 anos que esta comigo, bem cuidado, e eu adoro essas imagens. Incrivel o poder da arte, nunca entendi o sentido mas sempre senti um prazer enorme em admira-las.
Hoje na eminencia de enquadrar mais algumas resolvi finalmente pesquisar sobre o proposito dessa obra. Como disse Vania, o titulo se refere a uma série de imagens que respondem a um mesmo conceito. Um exercicio de olhar sobre duas imagens, resultou na formação da sua terceira imagem eternizada pela camera. Os elementos foram os pesos de papel e os livros de arte, seus objetos de convivio cotidiano. Nessa combinação encontramos as flores de Georgia O'Keefe, esculturas de Rodin e até mesmo fitas do Senhor do Bonfim, tiradas de alguns catalogos das exposições realizadas pelo curador Emanoel Araujo.
A mostra dessa coletanea foi realizada em 2001 na Pinacoteca do Estado de SP. Vania faleceu em 2020, aos 75 anos e deixa um legado permanente na fotografia brasileira e na minha casa. <3
#VaniaToledo #VaniaToledoTerceiroOlhar #Fotografia #Fotografa #Arte
Comentários
Postar um comentário